sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Segredo.24.15


29 comentários:

  1. Não consigo entender, isto é uma afronta a quem está neste momento a lutar pela vida (inclusivé crianças completamente indefesas). Bem sei que numa depressão também estamos a lutar pela vida, mas.. epa, não consigo entender.
    :S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sentir a indiferença e desdem das outras pessoas quando tens uma doença que não se vê, ía fazer-te entender.

      Eliminar
    2. Eu entendo e se você não entedeu só está a dar razão à autora afinal

      Eliminar
    3. Pois é precisamente por isso que ela diz o que diz.
      Porque as pessoas compreendem a dor e o que se passa com um cancro mas pensam que a depressão é algo simples e fácil de ultrapassar.

      Basta ver apenas a primeira página deste documento. Parece-me apropriada para si:
      https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/psis21_n9_web.pdf

      Eliminar
    4. Quem sofre de depressão também está muitas das vezes a lutar pela vida...

      Eliminar
  2. Sei o quão devastador é sofrer de depressão. É uma doença que pode ser muito grave e afectar muito além da pessoa diagnosticada. Infelizmente muita gente pensa que é apenas mania de quem não tem ou não quer fazer nada. Talvez haja leitores deste blog que achem uma blasfémia o que o autor(a) disse no segredo porque elas próprias ou alguém próximo sofre de cancro mas outros entenderão as suas palavras. Ja senti o mesmo. Espero que esteja acompanhada e se confie em si para recuperar. Os primeiros passos fora do abismo dependem de aceitar ajuda para um tratamento eficaz. Estou do seu lado, partilhei esse sentimento.

    ResponderEliminar
  3. Provavelmente, muita gente te vai criticar por dizeres isto. Provavelmente, a grande maioria dessas pessoas nunca passou por uma depressão.

    A Depressão é uma doença muito mais silenciosa, incompreendida e até mal-vista pela sociedade. Mas é uma doença séria e grave.

    Espero que te estejas a tratar, que estejas a ter o acompanhamento devido, e que te cures depressa.

    Muita força!

    ResponderEliminar
  4. Entendo perfeitamente, não há muito quem entenda e a maioria ainda acha que está assim porque quer. Há dias publiquei um comentário parecido, a propósito de um(a) autor(a) que tinha medo de sofrer de esquizofrenia: a saúde mental é extremamente subvalorizada e as pessoas falam como se o(a) doente o fosse por opção. Não desista de si porque há, de facto, quem entende e procure ajuda. Força :)

    ResponderEliminar
  5. não digas disparates...
    procura um bom especialista para tratares essa evidente depressão...

    ResponderEliminar
  6. Ja senti exactamente o mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Entendo perfeitamente.

    Procura ajuda profissional.
    Mereces muito melhor * Beijinho!

    ResponderEliminar
  8. Quem como eu teve um irmão ainda Jovem que morreu de cancro é horrivel ouvir isso. A depressão que eu saiba pode-se curar e há cancros que infelizmente não há nada a fazer. Mas é sempre assim o nosso problema é grande quando não temos um maior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu tenho um familiar que morreu por causa da depressão. Há cancros, que eu saiba, que podem-se curar, e há depressões que, infelizmente, não há nada a fazer.

      Está a ver como soa ridículo? Sim, o cancro é uma doença de merda. É uma doença dolorosa. Mas não é a única. Apenas é algo que se manifesta fisicamente (e também não é a única e há piores... tipo ELA, que tem 0% de cura ou de uma vida normal) e, por isso, como muitas outras doenças, dá pena de ver. Sim, dá pena e é isso que mexe com as nossas emoções e torna essas doenças 'mais'.
      A depressão manifesta-se psicologicamente e aquilo que se vê.... as pessoas acham que é opção, escolha, facilmente curavel. Por isso, subestimam e desvalorizam. E por isso, mais gente morre. Porque é uma doença silenciosa, solitária, porque às vezes nem as pessoas que sofrem de depressão se atrevem a dizer que precisam de ajuda. Porque sei lá... há pessoas com cancro que estão pior... que interessa se uma pessoa deprimida sofre e caminha para a morte também?
      O que não se vê..........

      Eliminar
    2. Há depressões que não se curam sabia....??? É uma morte lenta e horrível durante anos. E ao dizer isso só prova que a autora tem razão. Ninguém compreende o sofrimento horrível de uma depressão, muitas vezes bem mais cruel e dolorosa do que uma dor física.

      Eliminar
    3. Depressão profunda é tão grave e mata como alguns cancros. O seu irmão teve uma doença dramática mas a depressão também o é tal como há cancros incuráveis (por estarem demasiado adiantados) também há depressões que acabam em morte. Tente informar-se sobre isso e não pense que manter-se doente com depressão é uma escolha do paciente, porque não é. Afectou a si perder o irmão e afecta quem está ao lado de um paciente com depressão profunda. Os nossos problemas são sempre mais graves que os do vizinho. O cancro que levou o seu irmão não faz de si uma vítima, fê-lo a ele. Empatia fica difícil quando queremos por força que a nossa dor doa mais que a dos outros. Lamento a sua perda mas se soubesse o que é sofre de depressão no verdadeiro sentido (espero que nunca viva isso) entenderia o desabafo do autor ou autora. Toda a gente solidariza com o que se vê, cirurgias, envelhecimento precoce por quimioterapia, queda de cabelo, ninguém vê o sofrimento silencioso que consome a vida aos bocadinhos quando à volta todos acham que são parvoíces de quem não tem que fazer e quer chamar à atenção ou que "só" tem uma depressão.

      Eliminar
    4. Há depressões que nao se curam, os pacientes morrem de suicideo.

      Eliminar
    5. Porque é que pensa que ter depressão é algo menor que ter um cancro? Provavelmente porque sofreu as consequencias de um cancro perto de si mas nunca lidou com uma depressão ou os efeitos da mesma.

      Eliminar
  9. Quem como eu teve um irmão ainda Jovem que morreu de cancro é horrivel ouvir isso. A depressão que eu saiba pode-se curar e há cancros que infelizmente não há nada a fazer. Mas é sempre assim o nosso problema é grande quando não temos um maior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é horrível para si, imagine para o autor do segredo.

      Eliminar
  10. Não diria que preeria ter um cancro do que uma depressão mas entendo perfeitamente que o digas,de facto ter uma depressão é algo mais serio do que muitos possam pensar.Para alguns o que disseste é um disparate,para outros é algo serio e que deves ter cuidado e ajuda para sair dessa situação.

    ResponderEliminar
  11. De certo modo consigo compreender o que o autor diz, isto porque desde a adolescência que tenho uma doença crónica, sem cura e com a qual terei de conviver para sempre, bem como com todos os tratamentos diários, sintomas e complicações graves que daí podem advir.
    Não é que "preferisse" uma ou outra doença, não que trocasse uma pela outra, e nem querendo ofender ninguém que conviva com alguma doença oncológica, mas por vezes penso que pelo menos no caso de um cancro teria hipóteses de cura ao contrário do que tenho neste momento, cuja chance de cura é zero.

    Ao autor e a todos aqueles quem tenham de conviver diariamente com algum tipo de doença (seja ela qual for) força.

    ResponderEliminar
  12. Percebo-te perfeitamente. Começo a ficar farta de ouvir os "só estás assim porque queres", "não sais de casa porque és preguiçosa"...

    ResponderEliminar
  13. Nunca diria "isso é só um cancro, isso passa!" Pois não? Então porque o diz a alguém que sofre de depressão? - OPP

    A ignorância das pessoas, tal como é demonstrada aqui por várias pessoas demonstra bem o problema da falta de noção das consequências de uma depressão e de outras doenças do foro mental.
    De facto infelizmente vivemos ainda numa sociedade que pensa que é tudo uma questão de força de vontade ou de lutar e que há cura e que a pessoa só não fica bem porque não quer. A ignorância deles leva-os a esse tipo de discurso. A autora sabe melhor porque está a passar por isso.

    Procure um bom especialista para a ajudar, como em qualquer outra doença o mais importante é ser bem seguida e acompanhada. O ideal mesmo seria conseguir começar a desvalorizar os discursos alheios pois usualmente quem não percebe nada de saúde mental só se vai sair com pérolas desse género.

    ResponderEliminar
  14. as duas doenças são graves mas o cancro nem sempre é vencido. A depressão nao é fácil mas é possível. Força 👊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há cancros vencidos e depressões que não o foram. Onde é que quer chegar?

      Eliminar
    2. O cancro também é possível

      Eliminar