sexta-feira, 21 de abril de 2017

Segredo.21.15


12 comentários:

  1. É difícil comentar este segredo tão vago

    ResponderEliminar
  2. Este segredo poderia ser meu há uns tempos atrás.

    ResponderEliminar
  3. Pois eu entendo muito bem este segredo. Quando terminei a faculdade e também tive de "me fazer à vida", era apenas o começo da vida adulta...até entao eu era apenas uma jovem promissora, tinha a vida toda à minha frente e em teoria poderia ser tudo aquilo que eu queria e alcançar tudo o que eu queria. Mas uma vez que estamos por nossa conta e passamos a ser adultos nao há volta atrás: estamos no mundo real e nao no potencial, existem contas para pagar e prazos para cumprir...Ningém está preparado para este choque de realidade...simplesmente porque nao o fomos. Vivemos a juventude como se os prazos e as contas fossem uma realidade à parte da nossa, todos se preocupam com as notas (aliás a única preocupacao) e ninguém decide aprender um ofício/ter um plano B para o caso do plano A falhar. Somos largados no mercado de trabalho que é uma selva e é esperado que sejamos assertivos, rigorosos, competitivos...quando fomos educados e instruídos a assentir e a responder "sim senhor/a". Hoje, a residir e a trabalhar num país da europa central tenho uma "miúda" de 18 anos como chefe (começou um estágio na empresa com apenas 15 anos - uma modalidade em que parte do horário é estágio e outra aulas). Nós temos milhares de licenciados no desemprego e em trabalhos precários porque os formámos para isso. Os nossos pais quiseram dar-nos o melhor,o que eles próprios nao tiveram, mas estavam longe de imaginar o que sucederia..já me formei há 10 anos mas eu só penso o que será daqueles que estao agora a entrar para a faculdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, anda tudo a querer ser licenciado e doutor e depois clamam que não ha trabalho. Mas o que é certo é que NUNCA pode haver trabalho para todos se todos formos doutores....

      Eliminar
    2. Esse sonho foi-nos vendido pela geracao anterior, pais a quem nao foi dada a oportunidade de estudar, "de ser alguem na vida"...e projectaram isso nos filhos, envolveram-nos num rol de expectativas...e o resto ja sabemos..a crise financeira estalou, e os empregos que estavam a espera dos "doutores" desapareceram ou foram ocupados por "afilhados". A nossa geracao (millenials, em particular os que tem agora 30 e poucos anos - e em particular as mulheres- foi a geracao mais penalizada de que ha memoria..aquela que esteve na linha da frente para levar a bofetada, que tinha tudo para ter tudo e afinal eram castelos de areia.

      Eliminar
  4. Provavelmente ainda não cortaste o cordão umbilical com a família. Na vida nem tudo é fácil, aos 20 anos não podes ter tudo. Mas sonha, nunca percas a capacidade de sonhar, um dia vais-te sentir realizada, e apoiada.

    NM

    ResponderEliminar
  5. Bem vinda há vida.
    Conto-lhe já uma verdade que só se descobre com o tempo:
    Quer se tenha nascido com mais sorte, mais dinheiro ou mais apoio, estamos sempre a lutar por algo, a sentir que se consegue pouco (para o potencial), a duvidar, a ter depressões e momentos de euforia. Chama-se a isso VIVER.

    ResponderEliminar
  6. Porque achas que a vida evolui em dois anos???
    Estes jovens querem tudo agora, ja', de vez..... NÃO! A vida constroi-se, e leva TEMPO. é preciso imenso esforço...

    ResponderEliminar
  7. A vida é mesmo assim, cheia de vitórias e derrotas. Uns dias estamos em cima, outros descemos e necessitamos de voltar a subir. Será isto que melhor representa o lutador, a sua tenacidade em suportar a adversidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que hoje em dia esta juventude anda muito pouco habituada às adversidades e à minima coisa põe-se a chorar e a deprimir...
      Ergam mas é essas cabecinhas, e braços à luta, que é isso que se quer ver! Parem de chorar ao minimo problema ou contrariedade....
      Devo ser a unica que não teve nenhum "choque de realidade"... sabemos muito bem o que nos espera na vida adulta, sabemos que nada é facil, sabemos que tem que se trabalhar muito e que tudo leva tempo, mas certas pessoas devem estar tanto habituadas a ter tudo quando querem e como querem que pois, deve-lhes dar um "choque".
      A vida adulta é um mimo, eu adoro, ter que evoluir sempre, ter sempre novos desafios, ser independente, ter que fazer face, ter que responder e enfrentar provas diversas... ter que se amelhorar constantemente! Eu não sei, se calhar é porque sou muito dinâmica e gosto muito de evoluir sempre e descobrir coisas novas, mas pronto... cada um é diferente. No entanto, é impensavel querer-se evoluir na vida sem esforço nem andar sempre à luta... ou querem evoluir e para isso têm que evoluir e lutar sempre, ou não querem ter esforço nenhum e ai vão estagnar sempre... são escolhas.

      Eliminar
    2. Pouco ou muito habituado às adversidades, o humano consegue enfrentar e ultrapassar quando a cabeça assim o determina. Mas é preciso querer.

      Eliminar
  8. Só não te tornes ressabiada!

    ResponderEliminar