segunda-feira, 12 de junho de 2017

Segredo.12.17


15 comentários:

  1. Isso é um receio normal porque em Portugal há décadas que o caminho é escola, liceu curso e emprego. No entanto, isso está a mudar. Vai ver que a idade é irrelevante por uns bons anos e mais, no estrangeiro é pratica comum acabar bacharelato com 24-26 e fazer mestrado a seguir.
    Mas se é algo que preocupa demais, faça por ganhar algumas competências à parte com cursos online grátis e interagindo com pessoas da sua área mais avançadas e crie uma rede de contactos.
    Está muito a tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo plenamente com esta resposta

      Eliminar
  2. Velha aos 24 anos??? Quem me dera conhecer muitas velhas assim...

    ResponderEliminar
  3. Velha com 24 anos não és de certeza. Na faculdade há alunos mais novos assim como outros mais velhos. Quando andava na faculdade, tinha 20 aninhos e tinha colegas de turma (e mesmo de outros cursos) com 24, 25, 30 e até 40.
    E então? nada de mal ou anormal. Há pessoas mais velhas que entram na faculdade já mais tarde, outros que optam por tirar novas licenciaturas...
    É só uma ideia da tua cabeça. Com a tua idade não faltam pessoas em casos iguais ou semelhantes.

    ResponderEliminar
  4. Vai correr tudo bem. Fui tirar a licenciatura com 27 anos, terminei com 30 e trabalho na minha área de estudo há 1 ano e meio. Só tens que acreditar em ti e naquilo que queres!

    ResponderEliminar
  5. Não seja Tola,
    tens mais do que tempo suficiente. hoje em dia a idade já não é um factor eliminatório (normalmente).
    Estuda aplica-te tem boas notas, incia um estagio em paralelo com a licenciatura. Conheces empresas procura contactos.
    Velha para estudares e melhores, nunca serás.
    O meu marido tem 31anos e na faculdade está no primeiro ano.
    Força, estuda e vais ver que o estudo vai ocupar tanto a tua cabeça que não voltas a pensar mais nisso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Não és nada velha com essa idade. Coragem, acaba o curso que é o mais importante e nada de te sentires intimidada nem com receios.

    ResponderEliminar
  7. Nunca é tarde para nada. E não há idade para o saber. Não te sintas insegura e os "amigos" esses acabaram por aparecer e sentir te ás mais enquadrada no grupo

    ResponderEliminar
  8. Não é velha com essa idade mas também não vai arranjar trabalho na área como os outros. Infelizmente é assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ou outros arranjam trabalho na área? Sabe de que área se trata? Saiba que uma boa rede de contactos vale mais do que ter 22 anos e um curso na mão. Que, diga-se, eu prefiro alguém um pouco mais vivido e com horizontes mais largos do que o clássico secundário-curso. Seja essa experiência a trabalhar para pagar estudos, a cuidar de alguém doente, ser pai/mãe, viajar mundo fora... Tudo isso consome tempo e resulta em maturidade. Só um exemplo de alguém que fez tudo direitinho como é esperado e trabalha naquilo para que estudou mas, não é tolo de achar que só assim é que é certo.

      Eliminar
  9. Acredito que te sintas assim comparada com os teus colegas, mas tenta ver de outra prespetiva, tens mais anos, logo mais experiencia, logo podes sempre passar os teus ensinamentos de vida para os teu coleguinhas.

    ResponderEliminar
  10. Não ligue ao que eles dizem, concentre-se em acabar o curso com uma boa nota e depois no fim se vê quem ri melhor.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  11. Voltei a estudar e vou acabar o curso com 29 anos. Às vezes tambem penso nisso... mas sinceramente, competencia não tem idade!Foca-te em arranjar experiencia fora da univ, temos mais maturidade, longa visão que eles ainda não têm. Prova com a construao de um bom curriculo que podes ser mais e necessaria.

    ResponderEliminar
  12. Compreendo o receio. No entanto, como viu, existem pessoas mais velhas a estudar e a triunfar na vida. Apenas por curiosidade: tive a oportunidade de ter uma colega com 70 anos. Óbvio que as aspirações eram ligeiramente diferentes: ir para a reforma mas ainda assim trabalhar em outra actividade. Em termos de variáveis, por certo não consegue controlar o tempo. Pode sim, dar o seu melhor no curso para ficar de consciência tranquila que fez o que podia e, quando chegar a altura de candidatar-te, "vender" a sua idade como algo positivo (na minha opinião, ter mais anos de vida bem como grau de maturidade, são características positivas). Tente sim - e este conselho serve para todos-, criar uma rede de contactos. Faça um esforço para conhecer pessoas que trabalhem na área, ir a eventos, socializar, quem sabe se não lhe poderão abrir as portas de amanhã. Força!


    Pedro

    ResponderEliminar