segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Segredo.22.14



Ninguém no escritório desconfia que aquele rapaz simples, do serviço a tempo parcial, que quase todos olham de lado, sub-valorizam e alguns mesmo desprezam, é afinal de contas mais rico que o próprio patrão deles todos. 
Quando chega às 17 horas, é um corrupio de gente a correr para sair à pressa e apanhar o autocarro, enquanto eu desço a rua calmamente para mais abaixo entrar no meu SUV de luxo e dirigir-me para uma casa que é o sonho de qualquer pessoa neste país, num lugar pacato e deslumbrante. 
O que eu estou lá a fazer, de facto, está a chegar ao fim, e é com muita pena que me verei partir dali para fora, porque nada me dá mais gozo (descobri há pouco tempo), do que fingir ser um Zé ninguém no meio de um conjunto de gente pobre de espírito e falida, a representar no dia-a-dia aquilo que não são e gostariam de ser, pisando os mais fracos para se sentirem valorizados e importantes. 

119 comentários:

  1. Só um reparo: podia canalizar tudo aquilo que tem (e parabéns por poder usufruir de "tudo" isso...) em algo mais positivo, do que lhe dar prazer em ver as "vidas piores" daqueles que o rodeiam no seu horário de trabalho...
    Se a sua "inteligência" só chega até aí, lamento, mas será daqueles que irá morrer "lagartixa". E irá precisar de se alimentar disso, para ter a certeza na sua cabeça que é alguém superior/melhor (quando na realidade não é, é sim recalcado) até morrer...

    P.S.: Assinado por uma pessoa que felizmente é grato a tudo aquilo que tem na vida, que lhe foi deixado pelos pais e avós e que faz de cada dia um novo episódio para ser melhor e em busca de um sonho que é poder chegar à autosuficiência total antes dos 50 anos... E sim, a minha meta é, antes de me "reformar", poder sentir que, quando me afastar da minha vida profissional ativa, que cheguei o mais longe que consegui. São modos/perspectivas diferentes de estar na vida...

    ResponderEliminar
  2. Ok, no fim é que percebi que o ricaço eras tu 😂

    Agora, perguntas importantes... Se trabalhas a tempo parcial, não foi daí que enriqueceste... Logo, terás enriquecido pelo teu trabalho, ou pelos teus pais?

    Segundo, ainda bem q tens uma boa vida, mas ser rico nunca foi motivo para se gostar ou não de alguém como pessoa.

    ResponderEliminar
  3. Assisto a esse espetáculo de gente pobre de espírito todos os dias. Sempre a quererem sobressaír, a sobre valorizarem-se à custa de diminuírem os outros. Infelizmente, quando saio daqui não vou num SUV de luxo, vou de transportes públicos para a margem sul, para casa, que não é o sonho de qualquer pessoa, mas é a minha casa. Felizmente, não sou o objeto de humilhação desta gente, pelo menos assim de forma descarada ou que se note (não sei como será lá nas conversas que têm), mas vejo o que fazem com muitas pessoas, boas pessoas até e doi-me a alma. E infelizmente, não está em meu poder mudar as coisas. Se você tem esse poder de fazer alguma coisa, faça. Nem todos serão más pessoas por aí.

    ResponderEliminar
  4. Não fiz o LogIn por razões óbvias. Sinto aí necessidade de afirmação social, e mais algumas coisas estranhas, que tentas diluir com a visão final, acertada, de que se pisam pessoas para valorização pessoal, e muito mais. No entanto, a ideia até chegar aí é podre e vazia. Tenho inveja, pensarás tu, mas não, pois a casa "de sonho" e o suv "de luxo" (sim, é de marca Premium, e digo-te desde já, que estou tão arrependido, que o comprei novo em 2015 e tem apenas 11 mil kms) também os tenho, assim como a casa no Algarve, dois clássicos, uma invejável colecção de música, e muito mais. Venho trabalhar num humilde Opel Astra com 400 mil quilómetros, estou na área de desenvolvimento numa empresa, e ocupo um cargo de direcção noutra. Adoro o que faço, sou bem pago, ninguém me olha de lado, tenho um relógio Casio G-Shock que parece um Power Ranger, e um telefone Samsung de gama alta com 5 ou 6 anos, vidro estalado, e capa a desfazer-se. Sabes qual é a grande diferença entre o que descrevi aqui, e o que descreves aí? Sou feliz, estou ao nível dos outros, sorrio para toda a gente, e tanto estou num elegantíssimo jantar para fechar um negócio com elementos da classe política, como estou a ajudar um operário a mudar o pneu do carro que furou.
    Tenta ser feliz, e pensar menos nos outros ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes-me lembrar um tio meu, mas mais que isso, és um ser humilde.
      Sobre a pessoa do segredo, às vezes acho que devemos descer, descer muito para conhecer a realidade que nos rodeia...

      Eliminar
    2. Sr. Power Ranger, pela necessidade de o dizeres, não pareces ser muito diferente do que o estás a julgar xD
      Ele vive uma vida simples longe dos outros, mas é rebaixado por alguma razão que desconhecemos, diria até que parece que ele esconde um pouco a sua riqueza.
      Logo, se o tratam mal sem razão, até que percebo a frieza dele para com essas pessoas... o que não significa que ele também não ajude os outros quando necessitam, p.ex, a ajudar a mudar um pneu.

      Eliminar
    3. Tive que descer ao nível dele para lhe conseguir responder. Senão, como conseguiria explicar conhecimento de causa? ;-)

      O Post do autor tresanda a arrogância. Percebe-se à distância que não "suja as mãos", senão ainda ia marcar os estofos em pele bege do seu luxuoso SUV.

      Eu, confesso, que não compreendo a frieza da publicação. Não entendo mesmo, e acho até triste tal mentalidade. Ele esquece-se, que provavelmente tem o que tem, graças ao esforço de outros "pobres de espírito falidos" que se mataram e prejudicaram para que ele possa ter o que tem. Muito respeito por que não "tem" valores monetários, porque muitas vezes, só não os têm, porque não lhes foram dadas a oportunidades.

      Eliminar
    4. Adorei a sua resposta!!Na minha opinião é mesmo assim que deve ser, é essa a postura na vida que devemos ter. "Todos diferentes mas todos iguais". Parabéns!

      Eliminar
    5. não quero divulgar a minha conta.

      Eliminar
    6. Desculpe, mas se desprezam o autor, então eu percebo o segredo.
      As pessoas só não gostam que os outros digam que tenham isto ou aquilo.

      Eliminar
    7. Anónimo das 00:42, o problema não é ter isto ou aquilo. O problema é a mentalidade associada. Ele nem precisava de escrever o que tem, mas a mentalidade do "deixa sacudir esta gente pobre, que ainda me sujo", é má, é podre! Há muito boa gente com poder económico, que só o consegue com pequenas empresas a pagar ordenados mínimos aos "pobres de espírito" que lhes mantêm as empresas a funcionar e lhes dão algo de valor para facturar. E são esses mesmos "pobres" que os alimentam, que eles menosprezam. Agora se tem isto ou aquilo, é igual ao litro, aqui só serviu para demonstrar que além de uma pessoa vazia, o autor também é materialista.

      Eliminar
    8. Assim de repente parece que ha pessoas que nao percebem o significado de um segredo, e ficaram ofendidas com a verdade do autor.

      Concordo com essa ideia de haver tanta futilidade de se fazer apenas para contar que fez e exibir exaustivamente naquele sitio do costume!

      Eliminar
  5. Para ti, só tenho um acrónimo: LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me ri bastante a ler este segredo xD


      Ironia das ironias: o autor está a fazer exatamente aquilo que critica XD PAHAHAHAHA

      Eliminar
  6. Uauuuuu, isto sim é um grande segredo!!
    Concordo consigo, esta sociedade é só fachada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o segredo, a maioria dos comentários tresandam a inveja. Adorava não ter de trabalhar por necessidade, de não ter de contar os tostões. Não achei que fosse arrogante, mas neste sociedade admitir que se vive bem e que se repara das pessoas que além de serem mal pagas, são pobres de espírito... é ser arrogante.

      Eliminar
  7. A mim parece-me que o desprezo que, claramente, nutres por todas essas pessoas, não é mais do que um imenso complexo de superioridade (ou de inferioridade?) teu.
    De toda a forma, este segredo é de uma arrogância incrível... Disfarçado de uma imensa humildade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que eu pensei também...

      Eliminar
    2. O segredo é uma constatação. Não é o dinheiro que faz as pessoas arrogantes, e pobres de espírito, o senhor até esconde que vive bem, para que muita dessa gente não se transforme em amigos por conveniência ou tipo abutres.Adorei o segredo quem me dera que fosse meu, não achei nada arrogante.

      Eliminar
  8. Não sei porquê, mas a minha opinião é contrária à da maior parte das pessoas. Acho que a partilha deste segredo foi só um desabafo e não uma arrogância. Espero estar certa. Não sabendo qual a situação, espero que tenha a possibilidade de fazer algo por algum dos seus atuais colegas. Nem todos são maus, pois não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas às xs são parvas. Se fores inteligente ou bonito ou rico ou outra coisa qualquer, já acham q és convencido/a.

      Eliminar
    2. A minha opinião é exactamente a mesma que a sua. Toda a gente a chamar arrogante ao autor, mas quando ele diz: "fingir ser um Zé ninguém no meio de um conjunto de gente pobre de espírito e falida, a representar no dia-a-dia aquilo que não são e gostariam de ser, pisando os mais fracos para se sentirem valorizados e importantes", não vejo ninguém a comentar os "pobrezinhos" dos colegas.

      Eliminar
  9. A ser realmente assim, para mim este é o segredo do ano...!

    Eu não o faria por gozo ou para me sentir superior, mas confesso que se te revelasses a alguns dos seus "colegas" alguns iam aprender alguma lição.

    RE

    RE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele nao é melhor do que os que ele critica.
      Trabalhar para se sentir duperior....quer dizer.

      Eliminar
    2. Ele não disse que trabalha para se sentir superior!
      Ele que nos últimos tempos, isso lhe dá satisfação. É diferente.

      E se ele não trata mal ninguém, então sim, é melhor que eles.

      Eliminar
  10. Só gostava de saber se no fim queres tirar alguma conclusão sobre a sociedade em si ou quiseste provar algo a ti/alguém.
    De resto, sendo rico ou pobre irias descobrir exactamente o mesmo, as pessoas quando não se conseguem sobressair pela sua inteligência ou vocação procuram os bens materiais mesmo que isso implique endividarem-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser rico/a faz com que se conheça o pior das outras pessoas. Por dinheiro, dos outros, as pessoas são capazes de tudo.

      Eliminar
    2. Infelizmente quem é rico também pensa muitas vezes que é diferente ou superior aos outros só porque sim.

      Por acaso tb odeio as pessoas que são como ele descreve mas parece ter uma espécie de ódio por todos aqueles que lá trabalham e eu duvido seriamente que não exista pelo menos uma boa pessoa no contexto de trabalho.

      Eliminar
  11. Mas eu também entendo uma parte em que a pessoa do segredo menciona e eu também acho isso tendo em conta muito o que vejo, que é que quem tem pouco ou nada tem muita necessidade de querer parecer que tem, querer mostrar ser alguém que não é.
    Conheço vários casos assim, aliás demais para o meu gosto e muitos deles estão mesmo na família.
    Existe muita gente que não consegue distinguir o querer ser, do ser e nesse intervalo vai uma diferença enorme.

    ResponderEliminar
  12. Este segredo podia do meu ex-namorado.Tens complexo de superioridade! Tens dinheiro???ou os teus pais??? Nada o que tens tem mérito. És um falso humilde! Convivi com um 10 anos e sei do que falo! Faz-te à vida, já estás a partir com vantagens, mas constrói uma vida com o teu suor, só aí terás valor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto parece uma namorada do Ronaldo abandonada. Calma miúda, se não valia nada saíste a ganhar

      Eliminar
    2. Fui eu que terminei! Nao fale do qur nao sabe!

      Eliminar
    3. Tanto defeito e ficou com ele 10 ANOS? Isso sim é que foi comer à custa...do dinheiro dos sogrinhos...10 ANOS!!!

      Eliminar
    4. Essa parte do "Só aí terás valor!" é um tremendo disparate, até parece que alguém tem culpa ou perde valor por nascer filho de pais ricos!

      Eliminar
    5. Fala fala mas ficou 10 anos com ele! 😒 Gostavas pouco gostavas...
      Dizes para não falarem do que não sabem, mas tu também não sabes nada e falaste logo do autor.

      Eliminar
    6. Fui namorada dos 17 aos 27 anos. Sempre vivemos em casa separadas mas ele achava que os pais tinham que lhe dar tudo! E comigo, tinha que ser tudo à maneira dele!fugi

      Eliminar
    7. Mary, considera sem mérito uma pessoa que nasceu com boas possibilidades, pais "ricos" ou que deram tudo, mesmo que essa pessoa trabalhe e se esforce na vida?
      Que culpa tem a pessoa de ter nascido bem? É previligiada, sim, mas merece que lhe digam que não tem mérito?
      Eu posso dizer que sou um desses casos. Os meus pais não são ricos, de longe, mas sempre me deram tudo de bom e hoje ainda ajudam muito. Se me encostei?! Não!!! Trabalho, e trabalho muito, mais do que as 8 horas, e nem sempre recebo ordenado. Sei que não me vai faltar casa nem comida. Mas isso tira o mérito do que sou?

      Ouvir, ou neste caso ler, isso, é das coisas que mais mágoa provoca. Porque para a sociedade só temos valor se todos os cêntimos que temos forem ganhos ali a pulso. Tem de ser assim?...

      Eliminar
    8. Podem usufruir do dinheiro dos papás e isso não vos tira o direito a ele. Mas a soberba demonstrada, a mania que é muito diferente e superior na realidade só é possível porque os papás pagam tudo...

      Não tira valor mas certamente não o dá. Podem ter nascido ricos e não dar uma para a caixa, serem más pessoas, mal educados ou maus profissionais. Não há correlação entre ter dinheiro e ser grande coisa.

      Eliminar
  13. Que tristeza de pessoa!
    Será que não se apercebe que está a fazer exactamente o mesmo que os outros.
    Pelo contexto deve ter herdado ou está em vias de...

    Estou com alguém daqui que disse para canalizar isso para algum positivo.
    Crie emprego e ganhe mais dinheiro ainda e... Deixe-se de tretas

    ResponderEliminar
  14. Não é que sejas muito melhor

    ResponderEliminar
  15. Isto sim é um segredo! Adorei. ahahahahah

    ResponderEliminar
  16. Se quiser conduza esse Suv até Faro e ajude me a encontrar casa para viver e faça de mim mais uma que tem de correr para os transportes públicos e vai para uma casa não espetacular. Acredite que adorava ter a sua vida mas já era feliz com uma vida normal, de pessoa pobre.

    ResponderEliminar
  17. A verdade é que valorizamos tão pouco aquilo que temos. Não venho de uma família rica, ainda assim nunca me faltou nada em casa dos meus Pais. Pagaram-me os estudos, davam-me dinheiro para sair nos fins de semana, compravam-me roupa e calçado. Quando aos 14 anos quis que me oferecessem um Leitor de VHS, disseram-me que isso não era uma prioridade e que se o quisesse muito que fosse trabalhar nas férias da Escola. Assim o fiz e fui apanhar tomate e melão no campo. Durante os anos seguintes fiz o mesmo e comprei o meu Leitor de VHS, os meus primeiros ténis de marca, o meu primeiro computador, etc. Valorizo aqueles que nada têm, mas que em vez de se queixarem se fazem à vida. Muitos não tiveram a sorte de os seus pais lhes poderem ter pago a Escola e mais tarde quando começaram a trabalhar, forma tirar os seus Cursos em horário pós laboral e hoje têm uma vida melhor, mais desafogada e já podem dar aos seus filhos aquilo que os seus pais não lhes puderam oferecer. Acho o segredo ridículo; não o segredo em si mas aquilo que o move. A integridade, a competência, o valor das Pessoas não se mede pelo dinheiro que têm, mas sim pelo seu carácter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário demonstrou ter a síndrome de pobrezinho, você teve o que teve, tal como eu não tivemos vida de ricos, mas sei que muitos viverem e vivem mil vezes melhor que eu, se dão valor ou não isso é com eles, mas com o seu comentário pareceu que devíamos ter a vida de pobrezinhos e não aceitar que no mundo existe ricos e muito ricos e que no fundo você tal como eu não nos importamos de o ser também. Pois se o carácter for bom tanto é na riqueza como na pobreza. Adorei o segredo, mesmo que pareça uma grande invenção, acredito que existam com este segredo.

      Eliminar
    2. Ele não disse que as pessoas não valiam nada por serem pobres... Só acho!!!

      Eliminar
  18. Antes de julgar a pessoa convém saber, por exemplo porque é que está onde está (de certeza que com tanta riqueza não precisa de trabalhar ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente os pais mandaram-no trabalhar

      Eliminar
  19. Este segredo parece-me uma grande tanga de alguém que tem uma imaginação também ela muito grande.
    Não faz qualquer sentido em vez de viver a sua vida anda a perder dias a fazer um trabalho humilde para se sentir superior?!
    Isso de ser mais rico tem muito que se diga. Porque ser rico no banco não quer dizer nem qualidade de vida nem felicidade. Convivo eu com muitos que podem ter 50 Porsche’s e sou imensamente mais feliz que alguns.

    ResponderEliminar
  20. Falta aí a parte em que te apaixonas por uma colega de trabalho pobre e tímida, e isso dá um filme de Domingo à tarde na TV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahhahaha, melhor comentário :P

      Eliminar
    2. Por acaso também me lembrei de um bom tema para um filme ou um livro...ou então acho que já vi algo semelhante ;)

      Eliminar
  21. Se mencionasses alguma qualidade tua e não o facto de teres dinheiro talvez levasse este segredo mais a sério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Secalhar o ponto está em que, ninguém quis saber quem ele era. Apenas o desprezavam.
      E não é preciso muito para ser desprezado e maltratado

      Eliminar
    2. Há tanta gente pobre que demonstra atitude para ultrapassar esse desprezo que fala, e mais, não é preciso pôr o assunto das posses pessoais em cima da mesa para diminuir os colegas.

      Eliminar
  22. Adoro este segredo. Nem li os comentários antes de escrever por receio de ler barbaridades. Já lá vou. A educação é uma coisa rara e, observar a fauna, é a melhor maneira de aprender a lidar com ela.
    Não sou rica, não tenho um suv nem uma casa de sonho mas nada me deu mais orgulho recentemente do que ouvir de um miúdo que tem idade para ser meu filho, estagiário e agora meu colega do lado, de que não tem interesse em sair para já por saber que não vai encontrar uma colega como eu fui desde o início para ele e que isso conta muito. Se um dia sonhassem sobre a sua vida, certamente saberá, teria muitos "amigos".
    Eu também, como o autor, me divirto muito a olhar para pessoas assim, os tais dos pequenos poderes, dos carros pagos pelas empresas, das dívidas aos bancos até serem velhos, ou a empresa pagar, e que depois não sabem o que é educação, literatura, teatro ou cinema. Com quem não se consegue ter uma conversa. Os falidos com esses comportamentos então, metem dó. Pobres coitados.
    Vai aprender muito até ao final e perceber de que pessoas se deve rodear sempre ☺️
    Bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o autor é podre, ou pelo menos transparece podre por dentro.
      De que lhe serve o dinheiro ou o "poder " de observaçao de que os outros sao vaidosos e têm dividas se ele esta atolado em amargura ?

      Eliminar
    2. A diferença é quem tem dividas, pode perder o quem têm e o que não têm, ficam com a corda ao pescoço quem nem os deixa dormir em paz, só de pensar que podem deixar de ter uma casa e os filhos não terem o que comer. O ser amargo resolve-se com maior facilidade, talvez com amor.
      O rico: é arrogante e ainda por cima observa o que os pobres fazem no seu dia-a-dia para subirem na vida, realmente que descaramento. Os pobres andarem a espezinhar-se para obterem um lugar melhor no trabalho, fazerem-se daquilo que não são..caracterizam-se como o quê? Coitadinhos?

      Eliminar
    3. Se o autor é podre imagino os colegas que o desprezam. Não consegue perceber que se sonhassem ter a seu lado uma pessoa com uma boa situação financeira, tentariam ser os seus melhores amigos? Isso é o quê? Ah, ser interesseiro e em último caso podre.
      As pessoas verdadeiramente pobres não espezinham ninguém. Isto que é relatado neste segredo é outra fauna, é só mau carácter. É à quem quer e não pode, como eu costumo dizer quando as pessoas são burras.

      Eliminar
  23. Cheira a treta do princípio ao fim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também pode ser treta, mas olhe que tenho aqui dois vizinhos super humildes, um é familiar directo de um dos homens mais ricos do país, já falecido Champalimaund, e outro um médico conceituado. Zero de arrogância, veja lá que eu não tenho onde cair morta e eles até vem cá a casa.

      Eliminar
    2. Não tem onde cair morta? Não deve viver em nenhum bairro de lata, ou não teria tais vizinhos.

      Eliminar
    3. Anónimo22 de outubro de 2018 às 21:15 Vivo numa aldeia no Concelho do Cartaxo, onde a maioria das pessoa sobrevive com as fracas reformas, onde a escola fechou há 3 anos por que não havia crianças, onde a população é envelhecida. Vive com os meus pais não tenho carro e estou desempregada. Os vizinhos talvez pela tranquilidade escolheram aqui viver. Vá os vizinhos dos vizinhos também não chateiam ninguém :)

      Eliminar
  24. Eu também queria uma vida como a tua , uma boa casa e um bom SUV, mas, como não nasci em berco de ouro ,tenho que trabalhar, e dou muito valor a tudo que conquistei com o meu suor , e tu riquinho ? Tens tudo de mão beijada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre trabalhar e ter as coisas de mão beijada, não seja hipócrita, prefiro não ter de trabalhar e ter tudo de mãe beijada se dou valor ou não é problema meu. P.S. Não fui eu que escrevi o segredo.

      Eliminar
    2. E então? Teres trabalhado para obter as tuas coisas não dá de ti melhor nem pior que já nasceu com essa possibilidade.

      Eliminar
  25. Este segredo parece escrito por uma pessoa com graves problemas emocionais.

    Nao vejo problema nenhum numa pessoa ter dinheiro e trabalhar num trabalho que seja pouco remunerado ou que exija poucas qualificaçoes academicas ou ambos. Eu se fosse milionaria e adora-se ser sapateira iria trabalhar igulmente a arranjar sapatos em part time independentemente da marca do meu carro ou do luxo minha casa.
    Há pessoas que gostam de trabalhar, ponto!! há quem goste de rotinas, há quem goste de terminar coisas, há quem goste do que faz, há inumeras razoes para se ir trabalhar e nem sempre o dinheiro ou o prestigio é uma dessas coisas.

    O problema esta no discurso, esta na razao que insentiva o autor a trabalhar.
    E´baseado na maldade. O autor trabalha só porque quer provar que o resto do mundo é maldoso, isso nao faz sentido nenhum.

    Sem qualquer ironia da minha parte, das duas uma, ou o proprio autor é mau e vê maldade em todo o lado, ou deveria ir ao médico, porque viver a vida com esses olhos nao pode ser uma coisa boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costuma-se dizer que vemos no exterior aquilo que está no nosso interior por isso concordo com o seu comentário.
      Além disso há algo que me faz comichão na forma como este segredo está escrito e nada tem a ver com a riqueza o autor possa ter... parece que o autor tem uma certa necessidade de provar que é melhor do que todos os outros (que tem a melhor casa, o melhor carro, a melhor personalidade) mas acaba por cair no erro de julgar quem o rodeia por aquilo que aparentam ser no local de trabalho esquecendo-se que por trás de cada uma dessas pessoas há uma história, um motivo para agirem como agem... nem todos os seres humanos são as bestas que aparentam ser à primeira vista mas numa coisa todos somos iguais, lá vem uma hora em que emitimos juízos de valor em relação ao outro... e neste ponto o autor é igual a todo o comum mortal

      Eliminar
  26. Infelizmente acho que quase ninguém entendeu ou quis entender este segredo... o autor não se sente superior por ter mais dinheiro, apenas acha piada à necessidade das pessoas com quem trabalha de se gabarem daquilo que têm (ou muitas vezes nem têm), sentindo-se (elas sim) superiores por isso, quando na verdade o autor é muito mais rico que elas e não o revela. É como aquelas pessoas que exigem ser chamadas de "senhor doutor", não fazendo ideia de que podem estar a falar com pessoas com habilitações superiores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente!!! Foi isso mesmo que eu deduzi do segredo.
      Mas há pessoas que preferem despejar as suas frustrações em quem tem a vida mais facilitada que a delas.

      Eliminar
    2. Eu também entendi desta forma...

      Eliminar
  27. Segredo excelente!
    E muito ressabiamento nos comentários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;)
      Sou da mesma opinião!!!! Sem tirar nem pôr!

      Eliminar
    2. Porque ressabiamento ?
      O segredo está escrito de uma forma maldosa, seja essa a intençao do autor ou nao, é natural que as pessoas reajam mal.
      Nem sempre quem concordo com a afirmaçao de A ou B tem inveja de A ou B.
      Temos que parar com essas associaçoes basicas.

      Eliminar
  28. Para o autor do segredo: Já comentei anteriormente que não acho arrogância da sua parte este segredo. Vivo num mundo assim, como já referi. Apenas tenho uma questão para si, se é que me pode ou quer responder: O que o move? Claramente não necessita desse semprego. Porque aí está? Não é uma crítica. Haverá certamente um motivo, talvez até um nobre motivo. Obrigada. AJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm... Serviço comunitário?

      Eliminar
    2. Posso dar-lhe um exemplo. Trabalho para um império familiar alemão. Ter o nome da família não dá acesso direto à gestão. Têm de trabalhar, e bastante, até o conseguirem e começam fora da empresa.

      Eliminar
  29. Eu não sou rica, trabalho para sobreviver, mas também me fazem imensa confusão os saloios que proliferam por aí.
    Saloios no sentido de ser tudo à grande, até são gordos maioritariamente pelas porcarias em excesso que comem, grandes carros que não estão pagos ou são da empresa ou dos pais, altas viagens e passeios, gabarolice por todo o lado e depois vai-se a olhar e as roupas são dum tremendo mau gosto.
    Livros, cinema, arte: o que é isso? Não sabem ter uma conversa sobre política, o mundo ou o que acontece.
    Vivem para as aparências e não dizem uma para a caixa.
    Haja paciência...

    ResponderEliminar
  30. Não percebo tanta confusão com o segredo. Simplesmente é uma pessoa que trabalha e não gosta do ambiente de trabalho. Somos dois. A diferença é que eu na situação bancária do autor não me sujeitava mais a isto. Simples!
    Eu percebo onde o autor quer chegar. Se calhar se muitas pessoas soubessem o que ele/ela tem não tratariam assim.
    Porque raio ele ou ela tem que ter um problema mental? Eu também não gosto dos meus colegas e não tenho nenhum problema mental! LOL
    Eu se pudesse faria o mesmo… há gente muito má neste mundo! No seu lugar autor no dia em que me fosse embora esfregava isso tudo na carinha dessa gente! ;)

    Vá mas é gozar o que tem! :)

    ResponderEliminar
  31. Caro,
    Não vou entrar em detalhes porque não quero correr o rico de ser identificado. Mas posso adiantar-lhe que foi o coração que ne trouxe cá. Abraço.

    ResponderEliminar
  32. Nem sei o que pensar do seu desabafo. Primeiro você recrimina o mau carácter e o fraco espírito das pessoas, o que não é nada incomum porque a maior parte das pessoas faz esse exercício de recriminação no dia a dia (tenham elas mais ou menos dinheiro) como forma de alimentar o seu ego e fazer subir a sua auto-estima, e em seguida gaba-se que sente pena que o seu emprego a tempo parcial esteja a chegar ao fim porque vai deixar de ter a possibilidade de desprezar todos aqueles que o desprezam? Com toda a franqueza, se você age igual a eles...o que é que o torna realmente diferente deles? acha mesmo que o dinheiro por si só o coloca num patamar superior? você pode ser rico (se assim o diz) mas, como pessoa, não vejo grandes diferenças entre a pobreza deles e a sua.

    Muito francamente acho que você é apenas alguém que, sem saber como, viu-se a braços com uma boa fortuna (porque seguramente que ela não foi fruto do seu trabalho a tempo parcial...) mas como no "mundo dos ricos" você se calhar não possui ainda fortuna suficiente para ser considerado um ser humano, e, na ausência de uma ocupação mais produzida (porque se calhar também não tem jeito para fazer nada), passou a arranjar trabalhos a tempo parcial no "mundo dos pobres" para meter nojo e sentir-se superior à aqueles que precisam de trabalhar para poder sobreviver, e encontrar desse jeito uma forma de conseguir alimentar o seu ego.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia estar mais de acordo. Excelente análise

      Eliminar
  33. Se é uma pessoa simples e simpática acaba por ser estranho que não exista um colega que se aproxime de si... digo eu que me sinto imediatamente atraída por pessoas com essas características. E também é estranho que todos os seus colegas sejam assim tão maus.

    ResponderEliminar
  34. Só podia ser um motivo nobre. Siga sempre o seu coração. AJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AJ, houve um equívoco. Às 10:23,quem lhe respondeu fui eu e não o Autor, levantei apenas uma hipótese que parece adequar-se à história que se conta.
      E não vejo nada de nobre em cumprir serviço comunitário, não deixa de ser uma punição... Não é propriamente como se fizesse voluntariado...

      Eliminar
    2. Erro meu que só depois li o comentário das 10:46. Retiro o que disse.

      Eliminar
  35. Para observar pessoas mal formadas não precisa de descer ao "mundo dos pobres"

    ResponderEliminar
  36. Não sei se tenho mais pena do autor do segredo, se das pessoas infelizes de quem ele fala...Sinceramente não sei. A falta de humildade é uma coisa que me faz muita confusão, e neste segredo é o que é apresentado. Não compreendo o que estás ai a fazer. Chegares ao fim do dia és feliz com esses pensamentos? És tão jovem e ficas feliz com isso? Acho a pobreza de espírito é mais tua do que os outros infelizes com quem lidas. Tem cuidado, ou mudas as tua maneira de pensar ou vais levar muita "pancada" na vida. Não sei se sabes, mas o dinheiro, o Status social não compra tudo na vida.

    ResponderEliminar
  37. Pelos vistos, este assunto melindra muita gente na sociedade.
    O que só vem dar razão ao autor do segredo.
    Há muita inveja dos que são ricos, seja por mérito próprio ou não...
    O autor nem sequer mencionou a fonte da sua riqueza... mas o ponto é que ter mais dinheiro gera sempre critica, desconfiança, inveja, ressabiamento...

    É por isso que, para mim, este sim, dentro deste tema, é dos melhores segredos!

    Continuem que chegam aos 100 comentários!

    RE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Riqueza gerada por trabalho tem mais mérito do que riqueza "dada"?

      Eliminar
    2. Não anónimo das 17:13 não tem, por norma a única coisa que difere é o valor que as pessoas dão ao dinheiro. Acredito que uma pessoa que subiu a pulso dá mais valor ao que construiu do que uma pessoa que recebeu uma herança por exemplo (isto no geral claro).
      De qualquer forma não é isso que está em causa neste segredo.

      Eliminar
    3. Anónimo(15:15), o autor do segredo não é diferente de todos os outros que tenho visto escrever segredos neste site. Prega o seu evangelho e escreve ou reescreve a sua história da forma que bem lhe apetece ou da maneira que mais lhe convier. Confesso que a narrativa dele (e outros como ele) nunca conseguiu impressionar-me. No seu íntimo ele pode muito bem achar que é rico por conduzir um SUV, ter um castelo à beira mar bla blá blá rebebéu pardais ao ninho, mas para os outros ele pode continuar a não ter nada de especial. Simplesmente porque já faz muitas décadas que as sociedades mais avançadas deixaram de prestar vassalagem a quem é rico e as únicas pessoas neste mundo que ainda ficam de boca aberta quando aparece um perto delas, devem viver algures perto da Etiópia ou no interior da Índia. E o argumento da inveja, caso não saiba, é sempre o último reduto de quem não sabe defender a sua razão. Não acredita? então vá ao Facebook e vai ver que praticamente toda a gente passa a vida a falar no mesmo. Na boca de TODA A GENTE, seja ele rico ou pobre, feio ou lindo, magro ou gordo, inteligente ou estúpido, sai sempre essa pérola de que toda a gente sente inveja deles...
      O que eu condeno sim, é a atitude do autor do segredo. Condena a suposta falta de carácter e humildade da parte das outras pessoas mas depois "desce a rua calmamente para entrar no seu SUV de luxo e dirigir-se para uma casa que é o sonho de qualquer pessoa neste país, num lugar pacato e deslumbrante...", ou por outras palavras, ele sente-se um "Deus" (eu sou o caminho e tudo aquilo que aqueles desgraçados nunca conseguirão ser...) e quer que as outras pessoas tenham para com ele a suposta consideração que ele é manifestamente incapaz de ter para com elas. Viu a forma como ele se retratou? É um cómico. Um artista que gosta de se exibir. Um narcisista em negação.
      Nunca acreditei em histórias nas quais tentam vender-me a treta do "toda a gente é feia e não presta, menos eu que sou lindo e bom". O autor do segredo afirma que as pessoas do escritório desconhecem a vida dele, mas tudo o que ele narrou indicia precisamente o contrário. Que julgou ele? Que conseguia conduzir um "SUV de Luxo" (mesmo estando estacionado ao fundo da rua) e que podia esconder esse segredo de toda a gente? Mas é claro que ele já foi topado! Basta um acaso que fez o autocarro de um dos "pobres" passar mesmo ao lado do SUV na hora em que o autor do segredo entrou nele. E parece bastante claro que toda a gente no escritório já sabe que ele não precisa daquele emprego para nada, o que só faz crescer a especulação e a desconfiança sobre quais poderão ser os verdadeiros motivos da sua presença lá. As pessoas podem muito bem achar que ele é amigo do patrão e que está lá com o propósito de controlá-las, e faria bastante sentido não? Já trabalhei em 15 empresas diferentes e, pela larga experiência que já tenho em vários domínios, sei que as pessoas nunca agem da forma que o autor do segredo tentou retratá-las...sem que haja um motivo por detrás. Comportamento gera comportamento. Se as pessoas se afastaram todas e agem com distanciamento e desprezo para com ele, é seguramente porque existe uma boa razão para isso. Mas estou seguro que isso...ele não irá contar-nos...

      Eliminar
    4. As pessoas nao comentam sobre o dinheiro. As pessoas comentam a forma de pensar do autor, que todos , mas todos no trabalho sao maus menos ele, que é bom e que trabalha so para ver como os outros sao maus.

      No fundo este segredo nao tem nada a ver com dinheiro.

      Eliminar
  38. Adorei o segredo! aproveita a sorte que tiveste! ;)

    ResponderEliminar
  39. Vá lá... só faltam 3 comentários para se passar a fasquia dos 100.

    Aposto que o auto do segredo se está a divertir com estes comentários todos inflamados.

    Não está em causa a origem do dinheiro (sinceramente pouco me importa, é um problema ou vantagem dele). O autor apenas menciona a opinião dele com base nas pessoas que lida no seu emprego. E se ele tiver razão? Eu nada tenho de rico... mas acredito que a postura daquelas pessoas reflete sem duvida a mesmo postura de alguns dos comentários aqui deixados.

    (foi só para inflamar isto mais um pouco)

    RE

    ResponderEliminar
  40. Sigo o Shiuu desde o início e posso dizer que este segredo é o melhor melhor melhor de todos. Brilhante mesmo!! Até estou sei lá como (no óptimo sentido). Só por isto e nem sei quem tu és, mas olha: JÁ TE ADORO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas como é que se adora alguem que trabalha só porque quer provar a si mesmo que as pessoas são más.
      Onde é que isto é um traço que merece admiraçao ?
      Pena do autor , perplexidade por perder o seu tempo de vida a querer provar coisas parvas, talvez.... mas admiraçao ?

      Eliminar
  41. Pouca gente percebeu o que o autor do segredo quis dizer.
    Li.. e fiz logo a conclusão. Tens toda a razão naquilo que dizes. Nem vale a pena tentar esmiuçar/explicar, porque vão todos continuar a bater na mesma tecla :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, você fez logo a conclusão...e porque "pouca gente" percebeu, isso faz de si um predestinado, suponho eu, mas porque na realidade também não percebeu porra nenhuma, limita-se a dar-lhe razão e afirma que não vale a pena explicar nada...para não ter que explicar coisa alguma...

      E eu que por um breve momento ainda fiquei na esperança que aparecesse alguém para explicar tudo...

      Eliminar
    2. Ohh Francisco, para tentar explicar ficava aqui o dia todo. Não tenho tempo de escrever textos longos. Mas o que o autor do segredo escreveu... percebi logo à 1ª o que ele quis dizer e estou com ele a 100%.
      Conheço pessoas ricas que são humildes na sua maneira de ser, apesar de ter casas e carros caros. Ter esses bens todos não significa que queiram compensar alguma coisa...muitos dizem mal mas se tivessem tudo aquilo iriam adorar. O resto...de ver os outros a espezinhar e dar uma de indiferença...deve dar um gozo imenso :)
      Fica aqui o resumo.. mas muito haveria para dizer.

      Eliminar
    3. Sky, quando se é rico e nada nos falta, não custa nada desvalorizar o dinheiro e tentar mostrar uma faceta mais humilde na relação que temos com os valores materiais. Quando se tem dinheiro em fartura, acredito que ele possa parecer pouco importante. As pessoas do escritório estão lá para trabalhar porque precisam, para que um dia todos eles possam alcançar uma situação de vida melhor, enquanto que o autor do segredo só está lá para passar o seu tempo e divertir-se a observar a pobreza dessas pessoas, logo, essas duas situações nunca poderão ser equiparáveis. É muito lindo dizer:"Ah! as pessoas são tão odiosas e negativas" quando se leva uma vida de Rei e não precisamos de nos preocupar com nada enquanto que, no dia a dia, as pessoas que ele tanto critica tem que enfrentar todo o tipo de problemas e vivem um mar de aflições para tentar resolvê-los, perante a passividade do "cómico" que apenas se diverte a olhar para elas e com falsa modéstia ainda acrescenta: "Ui...mas que gente mais antipática e nervosa".
      Ele que experimente trocar de lugar com elas para ver se não fica também nervoso da noite para o dia de ter que trabalhar por necessidade em vez de ser por divertimento. É muito lindo estar ali só para passar tempo, não é? para tentar esquecer esse tédio horrível que deve ser a sua vida...sempre a conduzir o seu SUV de luxo e a morar no seu "Chateaux" de sonho nesse lugar tão pacato e deslumbrante...sem que, se calhar, tenha alguém ao seu lado para partilhar tudo isso...

      Francamente. Vejo que ele já conseguiu comer de cebolada a maior parte dos comentadores que por aqui passaram, mas para conseguir me enganar a mim é ele que ainda precisa de comer muita cebola.

      Eliminar
    4. Francisco, não é isso que está em causa. Tudo que disse está certo.
      O que está em causa é a seguinte frase que ele escreveu "Ninguém no escritório desconfia que aquele rapaz simples, do serviço a tempo parcial, que quase todos olham de lado, sub-valorizam e alguns mesmo desprezam,........"

      Eliminar
    5. Sky, mas isso é apenas aquilo que ele diz, é a forma como ele se vê perante os outros ou tenta caracterizar-se. É a introdução melhor escolhida por ele para poder narrar a sua história. Certamente que não conhece ninguém neste planeta que diga ou pense mal de si próprio, e para que esse alguém possa assumir o papel de "bom", todos os outros à sua volta tem que parecer maus ou fracos. Mas mesmo que a sua introdução tenha sido aparentemente bem conseguida...tudo o que foi dito depois disso só veio refutar a imagem que ele tentou passar. O fim contraria todo o inicio. E quando ele referiu-se aos seus colegas de trabalho como um "conjunto de gente pobre de espírito e falida, a representar no dia-a-dia aquilo que não são e gostariam de ser, pisando os mais fracos para se sentirem valorizados e importantes" parecia quase que estava a fazer um auto-retrato. É rico mas finge ser um Zé-ninguém, diga-me se isso não é "representar no dia-a-dia aquilo que não é"? E dizer que, ao contrário dos "parasitas" que se apinham nos autocarros, vai trabalhar para o meio dos "pobres" conduzindo o seu SUV de luxo que guarda na garagem da sua mansão de 5 estrelas...diga-me se isso também não é "pisar os mais fracos para se sentir valorizado e importante"??

      O que ele realmente vale como pessoa...para mim está claramente à vista, é só prestar um pouco mais de atenção aos detalhes.

      Eliminar
  42. 100!!!!!

    "And the winner is....!"

    Este é um segredo à "Condenados de Shawshank" style!

    RE

    ResponderEliminar
  43. Ainda ninguem criticou o SUV por isso cá vou eu, se o autor tem um SUV deve ser para compensar algo não :o ? Agora a sério, para quê ter um SUV? polui mt não dá para estacionar em todo o lado, se tem dinheiro e aprecia carros arranje mas é um desportivo e um sedan de luxo, tenha bom gosto ao menos, ja que de resto nada de bom parece ter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo 24 de outubro de 2018 às 22:57
      Existem suv's de luxo mais pequenos que sedans e desportivos :)
      Nem todos têm carros de luxo para compensar alguma coisa. Muita gente critica...mas grande parte se tivesse isso tudo (com contra-peso e medida) iriam adorar ter. :P

      Eliminar
    2. Mas tem razão Sky, eu apenas comentei mais para gozar do que para outra coisa, este segredo bastante peculiar apenas me fez lembrar aqueles americanos com Hummers H1 com cores chamativas e com grandes mansões.

      Eliminar
  44. Fantástico, adorei o seu segredo! o mundo laboral está pejado de lixo humano! arrogantes, presunçosos, fúteis, oportunistas, hipócritas, que adulam quem lhes possa trazer mais valias profissionais/sociais e desprezam quem consideram que está num nível abaixo!estabelecem hierarquias, mas todos eles precisam de um ordenado no final do mês, são totalmente substituíveis e têm idêntica utilidade! Faz bem em manter o anonimato, porque senão esses seres passariam a vida a engraxá-lo!essa experiência vai ajudá-lo a fazer triagens ao longo da sua vida e a topar de imediato gente desprezível!muito louvável querer conhecer o lado negro!

    ResponderEliminar
  45. Adorei este "segredo"! ahahahah
    Se fosse a si, no último dia de trabalho, apareceria elegantemente vestido, para chapar na cara desses colegas arrogantes que ninguém é superior a ninguém. Ah! E se puder, estacione o seu SUV à entrada da empresa. Vá, só para picar ainda mais os miolos dessa gentinha!
    Há valores que andam a ficar tão esquecidos neste mundo...!

    ResponderEliminar
  46. Adorava conhece-lo. Só pelo simples facto de ser tão lindo e com um caracter exemplar, que já pouco se vê na nossa sociedade. Se algumas pessoas fossem assim, vivíamos num mundo melhor. Adorei este segredo. Dos poucos que me prenderam verdadeiramente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahaha...tens um carácter tão exemplar ao volante do teu SUV de luxo...e és tão lindo dentro dessa tua casa de sonho, nesse lugar pacato e deslumbrante...que já pouco se vê na sociedade...
      Adorava conhecer-te! :)))

      Eliminar
    2. Boa, Francisco! Ahahahahahah

      Eliminar
  47. Mas... o que mais importa neste momento... o que é que é um SUV afinal?!
    Ahahahah... brincadeirinha!
    Relaxem, o autor do segredo provavelmente conseguiu atingir o seu objetivo... ;)

    ResponderEliminar
  48. Cuidado com as “Marias Leais” que andam por aí!

    ResponderEliminar
  49. Portanto, quem não tem um Suv ou uma mansão é um Zé Ninguém. Talvez o seu espírito não seja assim tão rico como pensa.

    ResponderEliminar
  50. No dia em que apareci com um topo de gama, deixei de ser apenas a recepcionista dos ultimos cinco anos.

    ResponderEliminar