domingo, 14 de março de 2021

14.204

 


3 comentários:

  1. A vida é tua e deves sempre seguir o que o teu coração manda.
    Entendo que os pais por vezes pensem num caminho para os filhos, mas os pais não devem decidir certas questões pelos filhos.
    Amar um filho é também deixá-lo ser livre para decidir.
    Aconselhar sim, mas não quer impor o que outro ser humano não quer.
    Não te sintas sufocado/a ou triste se não fizeste nada de mal.
    Que sejas muito feliz na profissão que quiseres, seja professor, seja advogado, dona de casa, calceteiro, médico ou artista plástico.
    Aqui importa é viver segundo o que faz o teu coração vibrar, segundo as tuas decisões.

    ResponderEliminar
  2. Os teus pais estão a ser egoístas e a tentar viver a vida através de ti.

    Ainda bem que tiveste coragem para ires para aquilo que tu queres. Bom ou mau a decisão é tua, a escolha é tua e és tu que vais ter de viver com os resultados dessa decisão. Além do mais, parece que é tudo um "vai ou racha" quando se escolhe uma área mas nada te obriga a ficares na mesma área, depois de teres um curso superior é muito mais fácil tirar pós-graduaçoes em diferentes áreas e até entrar em diferentes universidades por outro tipo de concursos.

    Segue o teu caminho e sê feliz. Os teus pais que voltem a estudar se para eles esse curso é tão importante...

    Eu tenho um filho que em breve terá de fazer as sua decisão e , tal como digo ao meu filho, espero que tu nunca te esqueças de lutar pela tua felicidade. Existem várias coisas que podemos fazer e pelas quais temos gosto mas não há nada pior do que acordar todos os dias para trabalhar em algo que se odeia.

    Eu tive uma colega de turma que desde o 5o ano sabia que ia ser médica e que tinha que ser cirurgiã. Não por adorar ou ter vocação ( era das poucas com vómitos na aula onde estivemos com um coração de porco) mas porque os pais o ditavam. A pressão para as boas notas era horripilante e a falta de reconhecimento pelos sucessos também.

    Chegamos ao secundário e os pais até a obrigaram a estudar espanhol fora da escola porque se não entrasse em Portugal teria que ir para Espanha. Não por opção dela mas porque era obrigada. Nesta fase foi também quando começou a mostrar claros sinais de problemas de saúde mental. A mãe achava que éramos todos uns invejosos quando a tentamos alertar.
    Ela eventualmente entrou em medicina em Portugal e é médica ( não cirurgiã, o que obviamente foi uma desilusão para os pais), entretanto foi diagnosticada com algumas perturbações psiquiátricas e começou a fazer o percurso para a área que sempre quis. Ela optou por cortar todo o contacto com os pais, que são umas verdadeiras b****, diga-se.

    Por outra via, conheci uma miúda espetacular que foi mesmo obrigada a estudar medicina em Espanha. Quando regressou a Portugal e parecia "tão bem" na teoria dos pais, suicidou-se. A carta que deixou é uma ode à estupidez e mesquinhez da mãe... Com um futuro pela frente e uma mente brilhante fizeram com que sentisse que nunca nada na sua vida faria sentido e que estaria presa para o resto da vida numa coisa que ela odiava.

    Isto para dizer que, independentemente dos gostos, vocações ou decisões, cada um deve ser responsável pelo seu percurso. Pessoalmente tenho muito orgulho em ti porque não é fácil ir contra aquilo que os pais querem mas acredita que nós pais não sabemos tudo e erramos muitas vezes. Agora em adulto vais tomar as tuas decisões, algumas certas e outras erradas mas tudo, MESMO TUDO, tem solução. Faz o teu percurso à tua maneira e muitos parabéns por teres escolhido aquilo que te faz mais sentido!

    ResponderEliminar
  3. Talvez porque eles ainda acreditam que conseguem quebrar as suas resistências. Mas se acredita inteiramente na sua escolha, acho que não deve desistir dos seus sonhos apesar da insistência dos seus pais. Seja paciente com eles e tente focar-se no seu objetivo.

    ResponderEliminar